Polo Agromineral de Uberlândia consolida cooperações com Banco Brasil e Serviço Geológico do Brasil
Após lançar o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Uberlândia (MG) consolidou a iniciativa no intuito de estabelecer o pó de rocha (basalto e outros) como insumo viável para uma nova revolução na agricultura nacional, bem como para auxiliar o Brasil na redução da dependência por fertilizantes importados. Durante a abertura da Feira do Agronegócio Mineiro 2022 do Sindicato Rural de Uberlândia, o Município vai assinou, junto ao Banco do Brasil (BB), o primeiro termo de cooperação em função do Polo Agromineral. O objetivo será a execução de um programa para aplicação de crédito rural que financiará as necessidades dos produtores rurais neste novo contexto de remineralizadores.
Na mesma ocasião, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Pedro Colnago, participou de assinatura, ao lado do prefeito Odelmo Leão, de uma carta de intenções para ampliar o desenvolvimento de ações para caracterizar agrominerais presentes na cidade como remineralizadores.
O ex-ministro da Agricultura e professor, Alysson Paolinelli, ministrou, por meio de realização da Prefeitura na feira, a palestra “Remineralizadores de Solos e Bioinsumos: uma nova realidade da agricultura brasileira”.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025